Páginas

segunda-feira, 18 de março de 2013

Fórum OMQ e Sistemas de Cultura


Aconteceu no último dia 15 de Março no CRAS da cidade de Lageado o Fórum OMQ, palestra sobre Organização de Mercado e Qualificação dos trabalhadores da Música e demais profissionais  da Arte.

            Segundo o Presidente da OMB-TO, Jeremias Moreira, o objetivo da ação é disponibilizar aos músicos locais acesso às oportunidades que as entidades representativas da classe podem oferecer, e tratou de questões voltadas à formação do trabalhador,  relações do trabalho, necessidade de formalização contratual, a previdência dos Músicos, além de outros assuntos relacionados a produção cultural.

            Aproveitando a ocasião foi discutido também assuntos relacionados aos Sistemas de Cultura  em âmbito Federal, Estadual e Municipal além das  formas de  acesso aos editais.
Durante os debates  foi sugerido pelo palestrante Luciano de Souza presidente do Sindimusi-TO, a criação de uma associação municipal de artistas para discutirem a implementação de um Sistema Municipal de Cultura,  já que a oferta de ações culturais a população dependerá cada vez mais  da integração dos municípios  ao Sistema Nacional de Cultura.

            Segundo informações preliminares o Município de Lagedo ainda não integralizou o sistema e aguarda a nova gestão promover as diligências necessárias para pleitear recursos do Fundo Nacional de Cultura.


“O Sistema Nacional de Cultura - SNC, criado por lei específica, será o principal articulador federativo do PNC (Plano Nacional de Cultura), estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil”.


Procultura, instituído pela lei federal 1.139/2007 estabelece que a União deverá destinar no mínimo trinta por cento de recursos do FNC, por meio de transferência, a fundos públicos de Estados, Municípios e Distrito Federal, condicionada à existência, nos respectivos entes federados, do denominado CPF da Cultura:

Conselho de política cultural
Plano de cultura
Fundo de cultura

Ainda de acordo com as entidades organizadoras estão previstas para o primeiro semestre visitas técnicas a 30 municípios do interior do Estado do Tocantins, a agenda esta sendo montada de acordo com as solicitações do poder público, ou da sociedade civil dos municípios.

Informações:
SINDIMUSI – TO (63) 32132492
OMB-TO (63) 32151684