




A exposição retratou as obras de três personalidades da música tocantinense:
Catireiros de Natividade, Braguinha Barroso e Everton dos Andes.
O evento organizado pela direção da Escola contou com várias outras apresentações de alunos e convidados.
Além do desfile para escolha da Miss Pérola negra e da apresentação de Capoeira, o evento contou ainda com a apresentação musical do Grupo Humildade do Samba. Formado por alunos das oficinas de Música do Sindicato o grupo mostrou um repertório embalado por sambas, chorinhos e animou garotada presente no evento.O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)