Durante a realização do terceiro seminário “a mulher na música” os representantes de vários sindicatos de música do Brasil realizaram assembléia geral na cidade do Rio de Janeiro. Diversos assuntos discutidos, pontos de vista e problemas apresentados, foi então criado um GT- Grupo de Trabalhos para tratar de assuntos relacionados a OMB. Caberá aos integrantes do GT fazer um levantamento de todas as PL’s (Projetos de Lei) que estão tramitando no legislativo e processos no STF. A finalidade deste estudo é apresentar um relatório ao final para balizar o posicionamento dos Sindicatos de Música frente à atual situação da OMB.
Outro assunto debatido foi a questão de transporte de instrumentos musicais em voos domésticos. Os músicos que precisam transportar seus instrumentos musicais em turnês estão enfrentando problemas no embarque devido à uma nova política das empresas aéreas, os músicos que tem instrumentos musicais com dimensões maiores não estão conseguindo embarcar com sua ferramenta de trabalho, devendo então procurar o setor de cargas; o fato é que nem sempre o instrumento é transportado no mesmo voo em que o músico vai embarcar e o setor de cargas nem sempre fica no aeroporto de destino do indivíduo.
A ABEM se fez presente no evento através de sua presidente Magali Kleber que proferiu a palestra Música na Escola, através deste tema foi discutido a regulamentação da lei 11.769 que institui a música como conteúdo obrigatório mas não exclusivo na disciplina de artes na educação formal.
No ciclo de debates também foram discutidos os seguintes tópicos:
Políticas publicas de gêneros – Palestrante: Deputada Inês Pandeló
O corpo na Música - Palestrante: Fisioterapeuta musical – Edmur Paranhos
I Prêmio Sindimusi “A mulher na Música” e o sistema CulturaPrev