Páginas

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Feira da Passocultura


O lançamento do projeto “Feira da Passocultura” acontece neste sábado, 11, a partir das 20h na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A Feira da Passocultura é um projeto de artes integradas que foi patrocinado pela Prefeitura de Palmas por meio da Fundação Cultural. Na programação do evento, haverá exibição de curtas, declamações poéticas e um concerto popular com os músicos: Xangai, Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso e Família Braga. Para participar basta doar um quilo de alimento não perecível.

O músico e produtor da Feira, Genésio Tocantins conta que o evento pretende promover o encontro dos artistas dessa cidade com a sociedade. “Esses artistas se propõem a traduzir, interpretar nas suas obras o que é viver Palmas, onde possamos trocar idéias por outras idéias, escambo de livros, obras de artes, ouvir poesia, coisas desacostumadas nas feiras comerciais, essa é uma feira cultural e livre, o objetivo dela é apenas ser uma feira da passocultura no passo da cultura onde a nossa arte se mistura” diz Tocantins.


Genésio Tocantins falou ainda sobre o que motivou a idéia em promover a Feira da Passocultura. “A feira faz parte de nossa cultura, foi nas feiras que a humanidade exercitou sua primeira idéia de troca, de relações, diálogo. A gente se encontra nas feiras livres, comendo uma paçoca, bebendo uma garapa, na feira pode-se também perceber a identidade do povo, que ao compartilhar espaços comuns, percebe-se de um lugar, a Feira da Passocultura inaugura mais um espaço para as nossas manifestações culturais, onde nossa arte e nossos artistas possam misturar novos elementos e experiências” finaliza.


Feira da Passocultura

O projeto da Feira da Passocultura trata-se da ocupação criativa de feiras populares realizando eventos mensais a partir do eixo Arte, Cultura e Meio-ambiente. O projeto originou-se a partir da necessidade de manter um ambiente de fruição cultural que tem potencial, como todas as grandes feiras, para acolher as mais diversas expressões artísticas. Ou seja, a consolidação das feiras populares como espaços referenciais para a exposição, divulgação, circulação e comercialização de produtos culturais variados, tais como: quadros, esculturas, peças artesanais, fotos, livros, CDs, DVDs; esquetes teatrais, pocket shows, apresentações performáticas, recitais, leituras dramáticas; oficinas, workshops, palestras, debates; etc.

Os artistas e produtores que tiverem interesse em participar dos próximos eventos, podem cadastrar suas propostas no sítio eletrônico www.passocultura.com.br Neste endereço também se encontram maiores informações acerca do projeto, bem como outros materiais. (com informações da produção)

Programação

20 h: Exibição de curtas e declamações poéticas
21 h: Concerto Popular