Órgãos colegiados:
São aqueles em que há representações diversas e as decisões são tomadas em grupos, com o aproveitamento de experiências diferenciadas. O termo colegiado diz respeito à forma de gestão na qual a direção é compartilhada por um conjunto de pessoas com igual autoridade, que reunidas, decidem.
São conhecidos pelos nomes de Conselhos, Comitês, Juntas, Câmaras, Colégios, Comissões, Equipes, Grupos de Trabalho, além de outros. Seus representantes podem ter origem no setor público ou no setor privado, segundo a natureza da representação.
É comum aos órgãos colegiados possuírem uma secretaria-executiva, encarregada de colocar em prática suas decisões, papel que também pode ser conferido a um órgão já existente.
Órgãos diretivos:
As pessoas (comissões ou departamentos, etc) que compõem um corpo com a finalidade de administrar alguma coisa, (direção de uma associação é responsável por seus membros)
A organização que é a autoridade governante de uma unidade política.
Cúria - (Igreja Católica), a administração central que rege a Igreja Católica Romana
Cúpula - as pessoas mais importantes em um órgão
Executivo - as pessoas que administram a lei
Judiciário - as pessoas que administram a justiça
Conselho do Condado - o órgão diretor eleito de um município
Funcionários do governo , o funcionalismo - as pessoas eleitas ou nomeadas para administrar um governo
Hierarquia , estrutura de poder , hierarquia - a organização de pessoas em diferentes posições em um órgão administrativo
Gestão - os responsáveis pela gestão de uma empresa
Conselho consultivo , Conselho de planejamento - um órgão designado para assessorar o administrador-chefe